Blog

08
Jun

Você escuta mas não entende?

O processamento auditivo é definido como o processo de decodificação das ondas sonoras desde a orelha externa até o córtex auditivo, ou seja, é “o que fazemos com o que ouvimos”. Envolve uma série de processos ou habilidades, que permitem que um indivíduo realize uma análise dos sons que chegam até ele. São elas: detecção, sensação, discriminação, localização, reconhecimento, compreensão, memória, atenção seletiva.

Quando alguma dessas habilidades está alterada, mesmo na presença de audição e cognição normais, acontece o chamado distúrbio do processamento auditivo. Entre suas manifestações estão: dificuldades de entender a fala de outras pessoas no meio do barulho ou até mesmo no silêncio; dificuldades de concentração, de memória e de atenção.

Após a realização de uma avaliação completa do processamento auditivo, mensurando quais e em que nível as habilidades auditivas estão alteradas, alguns procedimentos podem ser realizados, entre eles, o Treinamento Auditivo (TA).

Esse treinamento é um conjunto de estratégias utilizadas para desenvolver ou reabilitar as habilidades auditivas, as quais são necessárias para a compreensão da fala. Muitos estudos científicos atuais evidenciam a eficácia do TA na melhora do processamento auditivo.

Se você tem dificuldades para entender as pessoas, acha que escuta mas não entende, venha até a Ouvesom e realize uma avaliação completa do processamento auditivo! 

Top